As responsabilidades sobre a logística hospitalar são adicionadas as funções claramente clínicas, como a farmácia e outras. Ou seja, com frequência estas funções clínicas estão sob responsabilidade de profissionais clínicos, como enfermeiras e farmacêuticos, que também incorporam as funções de gestores da cadeia de suprimentos.
Porém, esses profissionais não possuem formação e habitualidade para lidar com números de fluxo logístico e números em geral. São poucos profissionais que possuem bem claros esses números, geralmente falam apenas em grande quantidade.
Mas, é necessário conhecer realmente os números, possuir habitualidade de consulta, conhecer os picos da demanda, relacionar esse aumento da demanda com as causas e conhecer a classificação de cada medicamento ou material, dentro desse fluxo logístico hospitalar.
É impossível melhorar o esquema do fluxo logístico sem uma clareza de todo o processo, com as quantidades que circulam em cada setor e sua classificação, ao qual denominamos de Projeto Logístico do Hospital.
Melhorar o projeto através de modificações frequentes é um processo normal, manejando muitos números. A tendência atual é terceirizar os serviços logísticos do hospital, devido ao desconhecimento do melhor projeto de fluxo logístico.
A Opuspac executa essa atividade, através de sua Divisão Opuspac Consulting, pois com um bom projeto e com todas as soluções é possível resolver o assunto do fluxo da logística do hospital com seu próprio pessoal e com muita economia.
Victor Basso
Diretor de Opuspac Ltda.
Opuspac University (universidade corporativa – braço educacional da Opuspac Ltda)